Pesquisar este blog

wibiya widget

O tempo em Matosinhos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entrevista com Marcos Calado




Revista Lusitanos - Foste um jogador muito regular esta época mesmo com vários problemas que tiveste, o segredo para isso é o bom companheirismo no grupo?
Marcos Calado - Sem dúvida. Acima de tudo tentei corresponder á confiança depositada em mim, pelo clube e pelo grupo de trabalho, nem sempre foi fácil, admito, mas com a ajuda e compreensão de todos, penso que consegui ajudar de alguma maneira.

 
R.L. - Costumas jogar na ala direita juntamente com o S. Coelho e entendem se muito bem um com o outro, tanto dentro do campo, como fora dele. Qual o segredo?
 M.C. - O Sérgio Coelho é acima de tudo um amigo. Já nos conhecemos desde os nossos 13/14 anos, em que jogamos juntos nas camadas jovens do Leixões S. C. fizemos o percurso até chegarmos a séniores e aí cada um seguiu o seu caminho, ele no leixões ainda, eu fui para o Arouca. Resumindo, o Sérgio é um bom homem, um bom amigo, e um jogador com escola, o que torna o entendimento em campo bastante fácil mas gostava de referir que no grupo há muita gente com estas características e isso simplifica tudo dentro do balneário e também em campo.

  
R.L. - És uns dos primeiros jogadores sempre na motivação a outros colegas quando as coisas não correm tao bem. Essa é a tua maneira de estar no futebol?
M.C. - Sempre. Ensinaram-me que para se conquistar algo em futebol e não só, temos sempre de colaborar uns com os outros, temos sempre de saber motivar quem está mais próximo, pois só motivados é que conseguimos atingir os nossos objetivos, mas a motivação não chega, também é preciso sempre muita humildade e muito trabalho. Se todos tiverem em mente estes princípios e se todos sentirem que estamos ali para nos ajudarmos e não para criar invejas e ciúmes de ninguém, certamente que as glórias e conquistas vão aparecer.


 R.L. - Estando a chegar o final da época sentes já alguma tristeza por isso ou umas férias sabem sempre bem?
M.C. - Percebo a pergunta. Sinceramente sinto tristeza e alguma alegria também, paço a explicar: Tristeza por saber que o meu ultimo jogo federado está a chegar, isto ao fim de 25 anos a jogar com inscrição na A.F. do Porto…mais coisa menos coisa, sinto que tentei fazer sempre o melhor  e que consegui criar um bom leque de amizades e saber que sempre fui um bom colega mesmo quando não jogava, isso é muito importante…
Alegria: Por ter a noção de que vou poder dar um pouco mais de atenção ao meu Martim e também á minha esposa, Marta, pois nem sempre é fácil suportar a ausência nos dias de treinos e jogos, esta parte deixa-me finalmente alegre sem dúvida.


R.L. - Tens feito uma época fantástica, pensas continuar para a próxima época?
Em relação á época em si, acho que não fui eu nem ninguém que fez uma época fantástica, mas sim, todo o grupo e toda a família do Lusitanos… Conseguimos ficar no topo da classificação, somos até agora a única equipa sem derrotas na segunda volta, temos valores individuais de fazer inveja a qualquer clube de 3ª e 2º divisões, e digo isto sem ponta de exagero, temos uma direção dedicada, temos equipas técnicas de valor, e o principal, é ter uma massa adepta apaixonada e vibrante, que tenta acompanhar-nos para todo o lado, mesmo com as dificuldades que todos têm e sem pensar em gastos. Obrigado a todos. Em relação ao continuar… acho que a resposta na pergunta anterior já diz tudo… 


R.L. - És também o treinador das escolinhas do Lusitanos, como surgiu esse convite e o que te levou a aceitar o mesmo?
Surgiu porque o companheiro de equipa Cordeiro teve de deixar o lugar por questões profissionais, e eu como ia ver os treinos e porque tinha e tenho lá o meu Martim perguntei se precisavam de ajuda e assim assumi eu a orientação dos meninos. Tem sido fantástico e era algo que já tinha em mente fazer no futuro, não contava era que surgisse tão rápido a oportunidade. É de valorizar a dedicação e empenho da direção mas não menos importante a do seu coordenador o nosso companheiro KiKo.


R.L. - Temes que para o ano sem o subsídio da camara aos clubes, os que mais irão ser prejudicados são os que menos têm culpa, ou seja, as camadas jovens?
M.C. - Sim temo, mas espero que as pessoas que gerem os destinos camarários e que orientam o pelouro da juventude e do desporto, se lembrem dos seus discursos aquando da inauguração do nosso recinto, e de outros, pois nessa altura todos disseram que o mais importante dos seus clubes são sem margem para dúvidas os nossos miúdos e que no fundo, são o futuro.
Desde já quero-te agradecer a oportunidade que me foi dada, para poder transmitir algumas ideias, espero que continues com este magnifico trabalho, pois também nesta área o Lusitanos está em evolução, abraço a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário